A bacia do Xingu oferece a pesca multiespécie mais prolífica da Amazônia e provavelmente de todos os rios de água doce do planeta. Essa alta diversidade de espécies de peixes pode ser atribuída aos nutrientes e alimentos que entram no rio vindos da floresta, combinados com minerais no rio que sustentam o crescimento prolífico do plâncton.

A água clara transmite a luz solar para apoiar o desenvolvimento da planta podostemaceae e contribui ainda mais para os níveis mais baixos da cadeia alimentar. Várias espécies de peixes comem essas plantas e são consumidas por outras espécies de peixes mais acima na cadeia alimentar. O Xingu oferece diversos habitats para peixes: meandros, piscinas, canais, lagos, lagoas, corredeiras, corredeiras e cachoeiras. A consequência é uma diversidade incomparável de espécies de peixes.

As águas do Xingu e do Iriri são impressionantemente límpidas porque drenam o antigo escudo de granito brasileiro, em contraste com a maioria dos grandes rios amazônicos que estão carregados de sedimentos; por exemplo, os rios Madeira, Purus, Solimões e Amazonas.

A estrutura geológica da bacia do rio Xingu forma uma alta diversidade de sub-habitat que é utilizada por mais de 700 espécies de peixes. Os pescadores podem pescar várias espécies usando diferentes técnicas, todas no mesmo trecho do rio.

Quando exploramos as águas do Rio Xingu e seus afluentes, encontramos um magnífico sistema de águas límpidas com muitas espécies de peixes, especialmente para grandes Cachorras. Abaixo uma lista de espécies que um pescador pode encontrar no Xingu.

Imagine-se em um rio de selva de águas claras com a oportunidade de fisgar uma variedade de incríveis e poderosas espécies da Amazônia - todas capturadas apenas na Amazônia e mais experientes apenas na pesca esportiva da bacia do Xingu. No ar úmido e quente da manhã amazônica, os pescadores verão peixes rolando na superfície como Trutas. Os Pacus de tamanho impressionante comem insetos e os pescadores podem pescá-los com moscas secas! Os pescadores podem usar iscas terrestriais para Matrinxãs ​​(2-8 libras) ou Pacus (3-12 libras) que também atacam imitações de insetos e algas nas águas rápidas das corredeiras. Explorar áreas mais rasas em busca de Tucunarés (3-15 libras) também é divertido, usando Streamers e Poppers. Como todos gostamos de peixes grandes e agressivos, as Cachorras e os Trairões também são encontrados nas águas do Xingu. Uma característica marcante da pesca esportiva do Xingu é a abundância de grandes cardumes de Cachorras e a oportunidade de pescá-las de forma consistente durante o final da estação seca, quando ficam no fundo de grandes poços.

Veja as Espécies

TEMPORADA DE PESCA

A temporada de pesca ocorre durante a estação seca do final de maio até o final de novembro na região do Xingú e Iriri. A estação seca é caracterizada pela falta de chuva, baixos níveis de água e águas claras que permitem uma grande pesca em todo o sistema fluvial, incluindo seus numerosos afluentes. Operamos o projeto Xingú durante os meses de água mais baixa, quando a pesca de Cachorras é melhor, pois esta espécie prefere as partes mais profundas do leito do rio; em outras épocas de cheia, os peixes se espalharam pela floresta inundada e tornaram-se difíceis de encontrar. A melhor temporada de pesca de Cachorras no Xingú vai de setembro a novembro.

Mais informações

PESQUE E SOLTE

Todos os peixes capturados devem ser soltos sem exceção! Evite o manuseio desnecessário dos peixes. Anzóis sem farpa são obrigatórios. O manuseio desses peixes requer precaução, não apenas para evitar feri-los, mas também para prevenir ferimentos em você.

EQUIPAMENTO DE PESCA

varas

CARRETILHAS

LINHAS

LÍDERES

MOSCAS

CHECKLIST

LINHAS
A maior parte da pesca das Cachorras é feita em águas mais profundas. São predadores agressivos e por isso precisamos estar preparados para todas as situações. As linhas do modelo "Jungle Custom Sinking" da Scientific Anglers são ótimas para essa pescaria. Você precisará de uma linha que afunde rápido para alguns pontos específicos. Para isso, recomendamos pesos de 300 a 400 grains. As linhas flutuantes da Scientific Anglers de modelo "Jungle Taper" são excelentes para lançar facilmente grandes Poppers resistentes ao vento. Para a pesca de Pacus e Matrinxãs traga as linhas flutuantes que sejam apropriadas para climas tropicais (modelos de água salgada, por exemplo).
Recomendamos que você traga pelo menos uma linha reserva de cada modelo. 

CHECK LIST

Dois pares de óculos polarizados (no caso de você perder ou quebrar um par).

Protetor solar à prova d'água FPS 30+ (UVA) (UVB) (à prova d'água e sem perfume).

Bandana ou balaclava (de cor clara)

Chapéu de pesca ou boné

Varas com numeração entre #6 e #9 (não menos que 3 varas)

Carretilhas compatíveis

Linhas Flutuantes e Afundativas Líderes de Fluorcarbono e Aço flexível

Iscas variadas 

Alicate de bico para remover anzóis

Afiador de anzól

Dedeiras ou luvas 

Cortadores de linha

Capa ou jaqueta de chuva

4 camisas de pesca de manga comprida

3 pares de calças de secagem rápida

1 par de shorts ou maiô de secagem rápida

3 pares de meias de algodão brancas (para usar no barco durante a pescaria)

Sandálias ou chinelos

Botas leves e resistentes para vadear (feltro é melhor)

Câmera à prova d'água, cartões de memória, baterias e carregador

Smartphone ou tablet com carregador

Repelente de insetos e creme "anticoceira"

Lanterna 

Protetor labial com protetor solar (maior FPS que você pode obter)

Bolsas à prova d'água ou bolsas Zip-Loc (para transportar a câmera e outros equipamentos no barco)

Passagens aéreas e itinerário

Dinheiro (taxa indígena, gorjetas de hospedagem, compra de presentes, etc.)

Cartão de crédito / Débito

Caderno e caneta

Números de telefone de emergência

Artigos de higiene pessoal (escova de dentes, pasta de dentes, loção para as mãos)

Aspirina, outros medicamentos de venda livre, como antiácidos

Medicamentos prescritos (embalados em sua bagagem de mão)

Adaptador de tomada para carregar aparelhos eletrônicos

X

Matrinxã

Myelopus

Pacu Borracha

Payara

Tucunare

Bicuda

Trairão

X

CF MINNOW

Target Species: Peacock Bass, Matrinxa

CHERNOBYL ANT

Target Species: Arowana

PAYARA STREAMER

Target Species: Payara

PAYARA STREAMER

Target Species: Payara

POPPER

Target Species: Peacock Bass, Wolf Fish